Modais de transportes.
A demonstração do resultado do exercício é a apresentação, em forma resumida, das operações realizadas pela empresa, durante o exercício social, demonstrada de forma a destacar o RESULTADO LÍQUIDO DO PERÍODO.
Tem como objetivo fornecer aos usuários das demonstrações financeira da empresa os dados básicos e essenciais a analise da formação do resultado do exercício.
Após zerar todas as contas de resultado e transferirmos o resultado para o Patrimônio Líquido, devemos elaborar a chamada Demonstração do Resultado do Exercício, que nada mais é um resumo ordenado das Receitas e das Despesas, de forma dedutiva.
O artigo 187 da Lei n.º 6.404/76 determina como deve ser elaborada a DRE. Nos incisos I e II deste artigo, fica claro a forma dedutiva que devemos adotar, pois o texto legal preceitua que a demonstração do resultado de exercício discriminará a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos; a receita liquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto... Os demais incisos III ao VII discriminam as demais receitas e despesas que deverão figurar no demonstrativo, até chegar ao resultado líquido final.
Modelo de DRE
Receita Bruta das Vendas e Serviços
(-) Devoluções de Vendas
(-) Abatimentos Incondicionais
(-) Impostos sobre Vendas e Serviços
(=) Receita Líquida
(-) Custo dos Produtos, Mercadorias e Serviços.
(=) Lucro Bruto
(-) Despesas com Vendas
(+-) Resultado Financeiro
(-) Despesas Administrativas
(-) Outras Despesas Operacionais
(=) Lucro ou Prejuízo Operacional
(+) Receitas Não Operacionais
(-) Despesas Não Operacionais
(+-) Saldo da Correção Monetária (=) Resultado do Exercício antes da Contribuição Social e do Imposto de Renda
(-) Provisão para Contribuição Social
(-) Provisão para Imposto de Renda
(-) Participações de Debêntures, Empregados, Administradores e Partes Beneficiárias
(-)