Grécia Antiga
A Grécia Antiga se localiza na Europa, numa região que se chama Península Balcânica.Entre os mares Egeu,Jônio e Mediterrâneo.Era denominada de Hélade e os gregos eram chamados de helenos.
Vantagens do local: Terras férteis (em Creta),e proximidade ao mar Egeu que facilitava o comércio e gerou uma industria naval muito desenvolvida ) Origem:
Os gregos originaram-se de povos que migraram para a península Balcânica. A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC
Há mais de quatro mil anos, uma região excessivamente acidentada da Península Balcânica passou a abrigar vários povos de descendência indo-européia. Aqueus, eólios e jônios foram às primeiras populações a formarem cidades autônomas que viviam do desenvolvimento da economia agrícola e do comércio marítimo com as várias outras regiões do Mar Mediterrâneo. Mal sabiam estes povos que eles seriam os responsáveis pelo desenvolvimento da civilização grega. Ao longo de sua trajetória, os gregos (também chamados de helenos) elaboraram práticas políticas, conceitos estéticos e outros preceitos que ainda se encontram vivos no interior das sociedades ocidentais contemporâneas. Para entendermos esse rico legado, estabelecemos uma divisão fundamental do passado desse importante povo.
Períodos da Grécia antiga:
Pré-Homérico - entre 2000 e 1.100 a.C
- época de ocupação do território da Grécia. Desenvolvimento das civilizações Micênica e Cretense. Invasão dos Dórios no final deste período, provocando a dispersão dos povos da região e ruralização.
Homérico - entre 1.100 e 700 a.C
- conclusão do processo de ruralização das comunidades gentílicas. Nos genos havia a coletivização da produção e dos bens. No final deste período, com o crescimento populacional, ocorreu a desintegração dos genos.
Arcaico - entre 700 e 500 a.C
- surgimento das pólis (cidades-estados) com a formação de uma elite social, econômica e militar que passa a governar as cidades. Neste