fotossíntese
FOTOSSÍNTESE
O processo de fotossíntese consiste de dois tipos de reações: as que dependem da luz e aquelas que ocorrem no escuro. As reações dependentes da luz são fotoquímicas e são rápidas, já as que acontecem no escuro são bioquímicas e são lentas, portanto a fotossíntese é o resultado de reações fotoquímicas e bioquímicas.
CO2 + 2 H2O + Luz CH2O + H2O + O2
A energia luminosa ao ser absorvida pela clorofila provoca uma reação fotoquímica (oxidação) que resulta na retirada de elétrons da água causando liberação de O2 e elevação destes elétrons para níveis energéticos mais altos, o que possibilita a síntese de ATP (energia) e NADPH (poder redutor).
2 H2O 4 H+ + O2 + 4 e-
A energia química (ATP) e o poder redutor (NADPH) são utilizados para reduzir o CO2 a compostos orgânicos durante as reações bioquímicas da fotossíntese.
4 H + CO2 CH2O + H2O
Todos os eucariontes fotossintetizantes, desde a mais primitiva alga até a mais complexa angiosperma, reduzem CO2 para carboidratos, via o ciclo de Calvin.
O ciclo de Calvin consiste de três fases: carboxilação, redução e regeneração.
• Carboxilação
CO2 + Ribulose - 1,5 - difosfato (5C) Intermediário instável (6C) + H2O 2 (3 - Fosfoglicerato) 2 (3C)
A reação descrita acima é catalisada pela enzima Ribulose - 1,5 - difosfato carboxilase / oxigenase, conhecida como RUBISCO. A RUBISO como próprio nome diz, possui atividade carboxilase e oxigenase, embora a afinidade pela carboxilação assegure a ocorrência da fotossíntese mesmo que a concentração de CO2 seja bem menos que a de O2
• Redução
Esta fase consiste na utilização do ATP + NADPH para reduzir o 3 - Fosfoglicerato (ou ácido 3 - Fosfoglicérico) em Gliceraldeído 3 - fosfato (açúcar)
3 - Fosfoglicerato + ATP + NADPH --> Gliceraldeído 3 - fosfato + ADP + Pi + NAP+
Uma parte do Gliceraldeído 3 - fosfato é utilizado para síntese de amido, sacarose e todos os demais constituintes vegetais (membrana,