MODAIS DE TRANSPORTE PARA A PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E DERIVADOS
FACULDADE PROFESSOR MIGUEL ÂNGELO DA SILVA SANTOS – FEMASS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
MODAIS DE TRANSPORTE PARA A PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E DERIVADOS
POR:
ARTHUR MOREIRA
CARLOS EDUARDO MOREIRA
GUILHERME OLIVEIRA
NAYLA NEVES
REBECA BARBOS
Professora:
Danielle
Macaé/RJ
Novembro, 2013
2
1 INTRODUÇÃO
Em logística os modais básicos de transporte são rodovias, ferrovias, aerovias, hidrovias e dutos. A escolha de cada modal reflete na condição e necessidade específica sobre o material a ser distribuído, o ritmo de distribuição e o custo logístico. (REBOUÇAS, 2013).
No Brasil, a produção de petróleo em sua maioria se dá em alto mar, ou seja, offshore. Porém seu processamento final e distribuição se dão em terra. Com isso, têm-se o desafio de combinar modais de transporte de forma a garantir o fluxo contínuo de circulação desse insumo assim como de seus derivados bem como a busca por custos mais aceitáveis.
Sendo assim, o petróleo bruto retirado no mar inicia uma logística do poço até o seu ponto de venda passando por no mínimo, dois modais de transporte, seguindo caminhos distintos para o óleo, o gás e também os seus derivados.
O objetivo desse trabalho é mostrar os modais mais utilizados na logística do petróleo e seus derivados assim como caracterizar o uso de cada um para o tipo de produto transportado. 3
2 TIPOS DE MODAIS UTILIZADOS
2.1
MODAL AQUAVIÁRIO
Levando em consideração que a maioria da extração de petróleo no Brasil atualmente é feita em alto mar, o primeiro modal a surgir na cadeia de transporte desse insumo é o aquaviário. Por meio de embarcações, o que foi produzido é trazido para a costa para ser levado então por outro modal. Muitas das vezes, aproveitando a localização e com intuito de reduzir custos, o primeiro tratamento é feito mesmo em mar. Como descrito por
SILVA (2004), já a nove anos 80% do total de cargas relativas ao petróleo eram