MOBILIDADE URBANA
O projeto Nova BH é uma iniciativa da prefeitura de Belo Horizonte, que buscando trazer melhorias estruturais, socioambientais e economicas, se propõe a gerar melhorias em várias regiões da capital ao longo de quase 25 quilometros. O projeto Nova BH, a principio iria impactar 58 bairros em torno dos corredores Antônio Carlos, Pedro I, Andradas e Tereza Cristina. Com a alteração, os impactos, pelo menos nesse primeiro momento, devem se concentrar no centro. A Prefeitura de Belo Horizonte espera arrecadar 3,9 bilhões com a venda de potencial construtivo durante os 20 anos de Operação Urbana Consorciada. Uma caracteristica importante do projeto é fazer essas melhorias ouvindo o que a população tem a dizer em relação aos impactos que irão atingir as regiões.
Histórico e resumo:
Belo horizonte é uma cidade que abriga quase 3 milhões de habitantes, e esse grande número de pessoas faz com que a pressão por serviços públicos que funcione, seja a todo momento exigido pela população. A prefeitura bem sabe que o desafio da mobilidade urbana impõe esforços gigantescos à administração. Nesse sentido exige-se do setor público o investimento elevado e permanente em vias, sistemas de transporte que melhor se adaptem às condições geográficas e populacionais da cidade. O projeto Nova BH em relação a mobilidade urbana mostra soluções para que esse problema da população belo-horizontina.
Sugestão de pauta: A malha rodoviária da capital e os dispositivos de melhoria da mobilidade urbana.
Perguntas:
Quais as principais melhorias o Nova BH vai trazer para a mobilidade urbana?
De que maneira as mudanças viárias irão contribuir para a melhoria do trânsito na capital? De que modo as ciclovias foram pensadas, levando em consideração a topográfia da capital?
O que foi pensado para diminuir o grande trâfego de carros nas regiões afetas pelo projeto?
Quais manobras a prefeitura terá que fazer para que as pessoas deixem seus