MOAF E DFC

2505 palavras 11 páginas
1. Introdução
A posição financeira de uma sociedade anónima, bem como os resultados de suas operações em determinado período que é normalmente demonstrada ao público pela publicação do relatório da directoria, acompanhada do balanço geral e da demonstração de lucros e perdas. Em muitos casos, essa publicação é feito apenas para atender as exigências legais, pôs as demonstrações financeiras convencionais não contem todas as informações essenciais para o seu entendimento e análise.
Entretanto temos observado que algumas sociedades comerciais têm publicado seu balanço geral e a demonstração de lucros e perda acompanhados de notas explicativas e dados adicionais, tais como: demonstrações das mutações patrimoniais, da origem e aplicação de fundos bem como o seu fluxo de caixa.

1.1 PROBLEMÁTICA
Em que situação financeira encontra-se a empresa CAF-Lda?
Quais são os benefícios das informações do MOAF e do DFC?

1.2 ─ OBJECTIVOS DA PESQUISA
1.2.1 ─ OBJECTIVO GERAL
Conhecer as informações dos mapas de origem e aplicação financeira bem como as demonstrações de fluxo de caixa de uma entidade são úteis para proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis uma base para avaliar a capacidade de a entidade gerar lucros caixa, bem como suas necessidades de liquidez.
1.2.2 ─ OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Demonstrar a importância do Mapa de Origem e Aplicação Financeira e Demonstração de Fluxo de Caixa para usuários de demonstrações contábeis.
Descrever processos de elaboração dos mesmos.

1.3. Justificativa
2. Conceitos
O mapa de origens e aplicações de fundos consiste num dispositivo técnico construído para evidenciar as alterações registadas no património de uma entidade entre duas datas, através de dois balanços. Constituem origens de fundos os aumentos do passivo e diminuições do activo e são aplicações de fundos os aumentos do ativo e as reduções do passivo.
O

Relacionados

  • Contabilista
    1032 palavras | 5 páginas
  • Abc da gestao financeira
    1894 palavras | 8 páginas
  • Gestão Financeira
    16335 palavras | 66 páginas