Relatório Coagro
Entrevista com Silvania Maria, graduada em Administração pelo CESMAC, com especialização em RH.
A avaliação do potencial é feita de modo informal. A empresa oferece treinamentos para os funcionários e são realizados mensalmente, alguns marcados com fornecedor de grupos novos. Alguns treinamentos, ou maior parte deles, são mais voltados para área comercial.
A avaliação de desempenho também é feita informalmente, em um formulário, sem programas de computador. É avaliado o conjunto do desempenho do funcionário, o empenho, disciplina, assiduidade e a própria ‘força de vontade’. Ainda não existem indicadores de avaliação de desempenho, só existirão após a implantação do programa.
Ainda não há plano de carreira profissional na empresa para cada um dos cargos, visto que está em andamento. Apesar de o processo ainda está em andamento, os funcionários, estagiários que lá ingressam tem oportunidade de crescer. Foi passada a informação de funcionários que começaram a trabalhar na loja no balcão e hoje encontram-se na gestão. Então tudo depende do desempenho e potencial de cada um.
O plano de cargo de salários está em andamento. A empresa trabalha com remuneração fixa e variável e empresa concede bônus e premiações aos funcionários em parceria com os fornecedores ao atingirem as metas, não concede ainda o PRL porque o Grupo Coagro o vê como a participação nos lucros que é tido como uma meta. Os principais benefícios adquiridos aos funcionários são a oportunidade de adquirir conhecimento, espaço para crescer profissionalmente e cursos de treinamento. Há diferenciação de acordo com o cargo no critério remuneração e benefício (por exemplo, o percentual pra quem trabalha na área comercial é menor) exemplo Há flexibilidade na escolha dos benefícios pelos funcionários.
O Plano de higiene e segurança no trabalho existe de modo verbal. Pelo fato de ser exigência do ministério, os funcionários são orientados. Mas ainda não existe um programa que dê sustentação a esse