mmnn
1-Avanços Científicos e Tecnológicos
No primeiro terço do século XX, a Física e a Astronomia formularam teorias científicas que revolucionaram o conhecimento do Mundo.
No âmbito da Física, as investigações dos Curie, Rutherford, Bohr e outros, revelaram que o átomo, considerado até então o elemento ínfimo da matéria, era uma energia poderosíssima, a energia atómica.
Max Planck demonstrou que a energia irradia em pequenas porções, os quanta, e não continuamente, como se pensava – teoria quântica.
Einstein, com a teoria da relatividade, revela que o tempo e o espaço não são absolutos, mas variáveis, e que a massa e energia são equivalentes e intermutáveis.
No domínio da Física e da Astronomia, Friedmann e Lemaître formularam a teoria de que o Universo resultou da explosão original de um átomo – teoria do Big Bang.
Os conhecimentos científicos foram aplicados à técnica. Neste domínio registaram-se novos inventos, utilizados na Farmacologia, eletrodomésticos, equipamentos bélicos, meios de comunicação, sendo um deles o cinema e, mais tarde a televisão. Durante os anos 20, o número de donas de casa diminui muito depressa em inúmeros países. Ao mesmo tempo, um maior número de mulheres começava a trabalhar fora de casa e tinha menos tempo para tarefas como limpar, cozinhar, lavar e passar a ferro.
O aparecimento de máquinas de lavar roupa, ferros eléctricos e aspiradores tornou a vida mais fácil para elas, enquanto frigoríficos eficientes eliminavam necessidade de comprar todos os dias alimentos frescos.
As ciências humanas (aquelas que têm por objeto de estudo do Homem) conheceram também, nas primeiras décadas do século XX, enormes desenvolvimentos.
No âmbito da Psicologia, Freud estuda a mente humana esclarecendo o papel do inconsciente no comportamento. Para sondar essa zona profunda de psiquismo humano, inicia um método revolucionário, a psicanálise.
No domínio da Arqueologia fizeram-se descobertas notáveis em diversos locais (Creta,