Mma - evolução e crescimento
Hudson Luiz França Mancilha Presidente do Instituto Sergipano de Direito Desportivo – ISDD. Especializando em Direito Desportivo pelo Instituto Ibero-Americano de Derecho Deportivo e em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Membro da ABDPC – Academia Brasileira de Direito Processual Civil. Membro da Comissão de Eventos Desportivos da OAB/SE. Sócio-fundador do Escritório Mancilha Advocacia. Advogado.
RESUMO
Este ensaio procurará abordar a prática esportiva que mais cresce no globo. O MMA (sigla em inglês para Mixed Martial Arts, ou Artes Marciais Mistas, em tradução livre) faz multiplicar fãs e praticantes no país e no resto do mundo. E como uma atividade desportiva insurge o direito desportivo, abordar-se-á, dentro do universo das lutas, além da parte histórica e evolução do combate, a definição como esporte e alígeras considerações sobre o direito de imagem do atleta lutador. Que a presente abordagem sirva como centro de discussões e aplicação da ciência jus-desportiva sobre esta novel prática desportiva.
PALAVRAS-CHAVE: MMA; esporte; direito desportivo; atleta lutador; direito de imagem.
SUMÁRIO: Breve história e evolução das artes marciais mistas. Definição geral do Esporte. Alígeras considerações sobre o direito de imagem do atleta lutador. Conclusão. Bibliografia.
1. BREVE HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DAS ARTES MARCIAS MISTAS.
Poderíamos passar todo este ensaio discorrendo sobre a história do MMA, desde épocas helênicas e romanas, até os tempos mais contemporâneos e, por que não dizer, mais civilizados, dentro deste esporte de luta ou combate corporal[1], assim definidos aqui por nós.
Comecemos com os heróis gregos Hércules e Teseu que, segundo a lenda, lutavam o pancrácio, um antigo esporte de combate sem armas. Este modo de luta teve a sua primeira aparição na 33ª Olimpíada da Era Antiga, no longínquo ano de 648 antes