Mm
A energia eólica é a energia que provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, deus dos ventos na mitologia grega e, portanto, pertencente ou relativo ao vento. Uma das principais necessidades da civilização moderna é a energia elétrica, é somente através dela que conseguimos realizar diversas tarefas diárias. São várias as formas de gerar energia elétrica, mas cada uma tem sua vantagem e desvantagem, a mais conhecida são as hidroelétricas, barragens que utilizam-se da força da água para gerar eletricidade, porém é a que necessita de maior espaço geográfico.
Como alternativa existem então formas de geração elétrica alternativas, como a Energia Eólica, uma geração de energia elétrica através dos ventos.
COMO FUNCIONA
A ideia básica de seu funcionamento é simples, os aerogeradores são formados, por uma grande haste que tem um ventilador de três pás preso na parte mais alta, esse ventilador está preso por uma haste a um gerador elétrico, e com o vento, as pás começam a girar e fazem uma rotação no
gerador, que gera energia elétrica. processo de geração de energia eólica
HISTÓRIA DA ENERGIA EÓLICA
O primeiro registro histórico da utilização da energia eólica para bombeamento de água e moagem de grãos através de cata-ventos é proveniente da Pérsia, por volta de 200 A.C.. Esse tipo de moinho de eixo vertical veio a se espalhar pelo mundo islâmico sendo utilizado por vários séculos. Acredita-se que antes da invenção dos cata-ventos na Pérsia, a China (por volta de 2000 A.C.) e o Império Babilônico (por volta 1700 A.C) também utilizava cata-ventos rústicos para irrigação.
IMPORTANTE MARCO PARA ENERGIA EÓLICA
Um importante marco para a energia eólica na Europa foi a Revolução Industrial no final do Século XIX. Com o surgimento da máquina a vapor, iniciou-se o declínio do uso da energia eólica na Holanda. Já no início do século XX, existiam apenas 2.500 moinhos de ventos em operação, caindo para menos