Resposta atividade 1
A história nos mostra que a primeira aproximação da Psicologia com o Direito ocorreu no final do século XIX e teve origem na avaliação da fidedignidade de testemunhos (fazendo surgir o que se denominou “psicologia do testemunho”),fato que contribuiu para o desenvolvimento da Psicologia Experimental no século XIX. Esta tinha como objetivo verificar, através do estudo experimental dos processos psicológicos, a fidedignidade do relato do sujeito envolvido em um processo jurídico.
O objeto da psicologia jurídica, assim como toda a psicologia, são os estudos comportamentais, Ela atua apenas nos casos onde se faz necessário um inter-relação entre o Direito e a Psicologia, como no caso de adoções, violência doméstica, novas maneiras de atuar em instituições penitenciarias, entre outros.
É uma área que vem expandindo suas áreas de conhecimento e atuação, com novas pesquisas e descobertas, e sobretudo com produções acadêmicas e científicas. Faz interface com o Direito e , vale-se de outros conhecimentos já construídos da Psicologia para aliar seu trabalho ao do Judiciário, buscando uma atuação psicojurídica a serviço da cidadania, respeitando o ser humano.Tendo como principal objetivo a compreensão do comportamento humano dentro das realidades sociais de cada contexto.
A introdução do Psicólogo no quadro de funcionários no judiciário é recente, e pode ser encontrado como auxiliares do Juiz de Direito, atuando juntamente com o Assistente Social, Promotor de Justiça, Comissariado e no Cartório como escrivão e diretor.
As fases do trabalho do psicólogo na justiça vêm crescendo através de tipos de cargos importantes, são alguns deles: psicólogo forense que atua através da aplicação de procedimentos para avaliar a personalidade e o grau de