SIMULADO PMMG SOLDADO 21 11
21/11/2014
PMMG - SOLDADO
SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO
INSTRUÇÕES:
1. Esta prova contém 40 (quarenta) itens.
2. O tempo máximo permitido para a realização das provas será de 4 (quatro) horas, incluindo o preenchimento da folha de respostas.
3. Avalie os itens e marque a opção desejada na folha de respostas, usando caneta (tinta azul ou preta).
4. Existe somente uma resposta para cada questão.
5. A prova é sem consulta.
6. Não será admitido nenhum tipo de rasura na folha de respostas. As marcações rasuradas ou em branco ou duplicadas serão consideradas nulas.
7. É proibido o uso de máquinas calculadoras, telefones celulares ou outros similares.
8. Os candidatos somente poderão deixar o local de aplicação das provas após 1 hora de seu início. 9. Ao final da prova, entregue ao aplicador a folha de respostas, devidamente preenchida, assinada e conferida.
10. Os últimos três candidatos somente poderão deixar o local de aplicação das provas ao mesmo tempo.
LÍNGUA PORTUGUESA
País do faz-de-conta
24/07/2008
Durante minhas breves semanas de descanso, alguns leitores me escreveram “encomendando” artigos sobre a lei seca e o caso Daniel Dantas.
Para não descontentar ninguém, arrisco uma manobra temerária: vou comentar os dois assuntos valendo-me de uma mesma chave interpretativa que me parece especialmente valiosa para entender o Brasil de hoje.
Comecemos pela lei seca. Como ferrenho entusiasta daquilo que se convencionou chamar de liberdades, defendo até as últimas conseqüências o direito das pessoas de embriagar-se, drogar-se e fazer tudo o que bem entenderem com seus próprios corpos e mentes. Ainda assim, o conceito por trás da lei seca é inatacável: você tem o direito de beber até cair; mas, para tanto, precisa renunciar momentaneamente a outros direitos, como o de dirigir veículos automotores ou operar máquinas pesadas, posto que fazê-lo com reflexos e capacidade de decisão diminuídos pelo álcool representa um risco para terceiros.
Cada qual é livre para