ML
ML é uma linguagem de Programação Funcional de proposta geral desenvolvida por Robin Milner e outros no final dos anos 1970 na Universidade de Edimburgo cuja sintaxe foi inspirada pelo ISWIM. É considerada uma linguagem funcional impura, por permitir a programação imperativa, ao contrário de outras linguagens funcionais como Haskell.
HISTORIA
Foi desenvolvida no final da década de 70, nos laboratórios da universidade de Edimburgo, sendo seu principal colaborador Robin Milner e tinha como objetivo inicial a elaboração e utilização de táticas para provar teoremas. Robin milner nasceu em 1934 e morreu em 2010.
CARACTERISTICAS ML é conhecida como uma linguagem funcional impura, por permitir efeitos colaterais e, por esta razão também é considerada uma linguagem de programação multi-paradigma.
As características do ML são incluir chamada-a-valor avaliação e estratégia, em primeira classe funções de gerenciamento automático de memória através de coleta seletiva de lixo, polimorfismo paramétrico, tipagem estática, tipo inferência, tipos de dados algébricos, correspondência padrão, exceção e manuseio.
Hoje existem vários idiomas no ML família; os dois principais dialetos são Standard ML e Caml, mas existem outros que influenciaram muitas outras línguas, como Haskell, Cyclone, e Nemerle.
Os pontos fortes da ML são aplicados principalmente em língua e manipulação (compiladores, analisadores, provadores de teoremas), mas é uma linguagem de aplicação geral também utilizado em bioinformática, sistemas financeiros, e aplicativos, incluindo um banco de dados genealógicos, um clienteP2P / programa servidor, etc..
Estrutura de dados
Tipo Bollean
Declaração: boll
Valores: true, false
Opções: if, e, then, e1, else, e2
Tipo inteiro
Declaração: int
Valores: 1,2,3...
Opções: +,-,*,/,=,<,>,...
Tipo char
Declaração:char
Valores: #”a”, #”b”.
Opções: ord, chr, =, <, >, ...
Tipo String
Declaração:string
Valores: “abc”, “1234”
Opções: size, =, <, >, ...
Em