Mkt industrial
No marketing industrial os objetivos não são somente a troca de bens e serviços, como no marketing de consumo, mas de competência.
A palavra chave é cooperação. O cliente não quer ser apenas um consumidor, mas um co-autor, eles querem compartilhar conhecimento.
2) RESUMO DO ARTIGO
Há uma diferença muito grande entre o marketing industrial e o de consumo, porque enquanto o marketing de consumo foca na venda de produto ou serviço, no industrial é preciso ter o foco do cliente, é necessário trabalhar com o cliente, e entender que é um trabalho visando projeções futuras. O marketing industrial é definido não por quem vende, mas por quem compra que é uma pessoa jurídica.
Este é o tempo de mudanças, dos fornecedores potencializarem a criação de valor no foco dos clientes, construírem relações significativas e perenes. Mesmo existindo regras, como a de fazer três cotações, a empresa pode aceitar a idéia de oferta única, inigualável e incomparável.
O cliente do marketing industrial não se influencia apenas com questões de qualidade e preço, ele pensa no futuro, quer ser um co-autor do produto.
A diferença entre o grande cliente e o pequeno fornecedor não prejudica o relacionamento cooperativo, ao contrario, favorece pela maior atenção dada pelo fornecedor.
Para se construir um ambiente de cooperação é necessário o compartilhamento dos valores corporativos pelas pessoas das duas empresas, valores como qualidade, integridade, trabalho em equipe, sonhos futuros. Criar um ambiente de cooperação é essencial. Não procurar o cliente somente para fazer a venda, mas para discutir questões, apresentar soluções inovadoras.
O projeto corporativo da empresa fornecedora não pode ser feito por uma única pessoa. Para se ter uma boa aliança com uma empresa é necessária a formação de minicomunidades. A aliança estratégica é o objetivo do marketing industrial.
O marketing industrial não deve buscar cliente fiel, mas sim leal. O fiel tende para a emoção como a