Mkt educacional
O conceito de marketing é bem amplo e descrito de formas bem variadas por seus estudiosos. Pode-se dizer, basicamente, que marketing é a aptidão de conduzir efetivamente as relações entre empresa e consumidor.
Apesar de ser essencial para sobrevivência não só das empresas, mas também das instituições de ensino, marketing não era um termo conhecido aqui no Brasil, há uns 50 anos. Contudo sua propagação ocorreu de forma extremamente célere.
As empresas adotaram essa palavra de imediato e fizeram dela a chave de seu sucesso, o que não aconteceu com as instituições educacionais. A difusão e aceitação do marketing nesse meio é bem mais recente em comparação às empresas.
O marketing nas instituições educacionais é ainda bem polêmico: os favoráveis alegam que o marketing ajuda a delinear a missão educacional, já os oponentes acreditam que a educação fala por si mesma.
O ponto mais importante é que a maior propaganda que uma empresa, instituição educacional ou qualquer outro tipo de instituição pode apresentar é oferecer sempre serviços de qualidades, fidedignos ao que é veiculado na mídia.
O marketing ajuda as instituições a reconhecer os anseios, as exigências e as barreiras colocadas diante delas.
Estabelecer a missão da instituição deve ser o primeiro passo a ser tomado e consequentemente identificar-se-ão suas metas, objetivos e estratégias.
O marketing, ao contrário do que pensam os opositores, é vital às instituições educacionais. Por meio da análise de matrículas, concorrência, mudanças, da prevenção, dentre outros aspectos fica muito mais fácil alcançar o sucesso.
Além desses aspectos, deve-se sempre ser perspicaz, olhar de forma futurista para os acontecimentos.
Por ser bem confuso, duvidoso prever o que pode ocorrer no futuro, muitos profissionais, estudiosos, interessados nessa área têm