Mkt conferencia
Na I Conferência Internacional de Turismo as opiniões foram unânimes: a recuperação do sector, a nível mundial, está a concretizar-se. Sob o lema «turismo, novas vias para o crescimento», especialistas nacionais e internacionais debateram o papel do Turismo para a recuperação económica e apelaram a políticas estruturais para «puxar» pelo sector. Produtos inovadores, assentes em planos nacionais sustentados e o papel das redes sociais no mundo dos negócios, foram algumas das abordagens. Um encontro que decorreu integrado na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).
Ana Clara; Fotos - Antunes Amor | quarta-feira, 23 de Fevereiro de 2011
Na sessão de abertura do encontro, Jorge Rocha de Matos, presidente da Associação Industrial Portuguesa (AIP), definindo a BTL como a «maior feira de língua portuguesa» que se realiza em Lisboa, desde 1989. Neste sentido «no seu papel catalisador do turismo, a BTL nunca deixou de alertar para os desafios que se colocam ao sector», salientou Rocha de Matos, lembrando que «a troca de ideias e partilha de conhecimento nesta conferência será o melhor estímulo para fazer do certame uma referência na rota do turismo mundial».
Rocha de Matos disse que o turismo «é um dos nossos principais sectores de actividade», sublinhando que pode «contribuir de forma activa para a redução do défice externo português».
O primeiro painel da manhã, «Estratégias e políticas públicas para impulsionar o crescimento turístico», deu o mote a esta I Conferência Internacional de Turismo. Bernardo Trindade, secretário de Estado do Turismo, realçou a necessidade de «colocar o turismo numa posição de liderança» para «ajudar os desequilíbrios externos», sobretudo depois de 2010 «ter sido o melhor ano turístico de sempre».
«No ano passado, mais que duplicamos o número de compradores nacionais, apareceram mais empresas e temos, hoje, condições para discutir a problemática do