MKT- análise de caso
Desirèe Schrappe, Jéssica Matteucci,
Natacha Monreal, Tiago Prado
Análise do artigo.
Estratégia baseada na marca: Estudo de
Caso do Segmento Hoteleiro de
Balneário Camboriú - SC
Introdução
No contexto histórico, a marca como elemento gráfico acompanha a evolução da espécie humana.
Os caçadores na pré-história já gravavam em suas armas “marcas” para indicar propriedades; na
Grécia e Roma os ceramistas pressionavam seu polegar direito na argila úmida nos potes para indicar sua origem, na idade média as corporações e as famílias usavam símbolos heráldicos.
A partir do século XX, ao conceito de marca corporativa atribuiu-se o propósito econômico, representando uma alavancagem no desempenho econômico e comercial, transmitindo toda sua força durante as negociações.
Pode-se perceber com essas definições que a marca passa por intermédio do real, físico propriamente dito, tangível e em um segundo momento, em oposição passa para o intangível enquadrando-se o conceito de marca num âmbito mais conceitual e reflexivo.
Para lidar com um mercado crescente e competitivo pode se notar que as empresas estão vivenciando esta realidade e apostando nos novos posicionamentos institucionais, considerando a marca como um valor econômico.
Aspectos Mercadológicos
Balneário Camboriu é considerada destaque no estado de Santa Catariana quando o assunto é turismo, pois todo ano chega a receber cerca de um milhão de turismo na alta temporada, constituindo uma infra estrutura turística formada por bares, restaurantes e cerca de 110 empreendimentos hoteleiros disponibilizando cerca de 20.000 leitos (vagas de hospedagem).
Como já contextualizado, os hotéis de
Balneário Camboriú são considerados como população desta pesquisa, contando com 110 estabelecimentos cadastrados junto a Secretaria de Turismo do município.
Ao final do processo de entrega e coleta dos instrumentos, o estudo contou com a participação de 50 estabelecimentos
Resultados
Ao analisar a formação dos gestores