MITOSE
Nosso organismo está sempre realizando divisões celulares. Há DOIS TIPOS de divisão celular, a MITOSE e a MEIOSE, e nós realizamos tanto uma quanto outra, mas em situações diferentes.
A MITOSE é um tipo de divisão celular que ocorre desde o surgimento da primeira célula do bebê (célula-ovo ou zigoto) até a nossa morte. Quando ainda estamos sendo gerados, no útero materno, é necessário que ocorra a duplicação das células a fim de formar o novo ser. A partir daí nunca mais paramos de realizar mitoses.
Esse PROCESSO é de suma importância para continuarmos a nos desenvolver, a crescer, a repor as células perdidas, como, por exemplo, ao sofrermos uma lesão na pele, ou perdermos células sanguíneas (hemácias) a cada 120 dias, etc.
Aparelho Mitótico
O aparelho mitótico é constituído pelos fusos, centríolos, ásteres e cromossomos. O áster é um grupo de microtúbulos irradiados que convergem em direção do centríolo. As fibras do fuso são constituídas por:
1. microtúbulos polares que se originam no polo. 2. Microtúbulos cinetecóricos, que se originam nos cinetecóro 3. Microtúbulos livres. Cada cromossoma é composto por duas estruturas simétricas: as cromátides, cada uma delas contém uma única molécula de DNA. As cromátides estão ligadas entre si através do centrômero, que é uma região do cromossoma que se liga ao fuso mitótico, e se localiza num segmento mais fino denominado de constricção primária.
A divisão da divisão
A MITOSE se inicia com uma célula diplóide (2n), ou seja, com o número total de cromossomos da espécie que no nosso caso são 46. Em seguida há um período denominado intérfase, em que ocorre a duplicação do material genético, para depois começar a divisão propriamente dita.
O processo de divisão é CONTÍNUO, mas para entendermos melhor a mitose, costumamos subdividi-la em 04 (quatro) FASES, que são:
1. prófase
2. metáfase
3. anáfase
4. telófase
(