Mitose
É um processo que ocorre em todas as células diploides de animais e vegetais. Na mitose, uma célula diploide (2n) se divide dando origem a outras duas células diploides com as mesmas características ou com o mesmo nº de cromossomos. Nela primeiro se divide o núcleo (cariocinese) e depois o citoplasma (citocinese).
Importância da mitose
Em organismos pluricelulares, a mitose permite o crescimento, a substituição de células lesadas e a recomposição de células mortas.
Interfase
É o intervalo entre duas divisões celulares sucessivas.
Período G1
A célula encontra-se em grande atividade metabólica, porém antecede a duplicação do DNA.
Período S
Ocorre a duplicação do DNA e a síntese de proteínas.
Período G2
Sucede a duplicação do DNA e inicia-se a divisão celular.
Etapas da Mitose
Prófase (do grego pró = anterior)
É quando os cromossomos se condensam e ficam visíveis dentro do núcleo. Os centríolos, duplicados, vão para os polos das células e entre eles formam-se os fusos acromáticos (responsável pela distribuição dos cromossomos entre as duas células que irão se formar). A carioteca desintegra e se junta ao retículo, enquanto o nucléolo desaparece e suas partículas passam a funcionar como ribossomos. É a etapa mais longa da mitose.
Metáfase (do grego meta = além de; meio)
Etapa em que os cromossomos apresentam o máximo de condensação, por isso é a melhor etapa para estudar o cariótipo de um indivíduo. Os cromossomos migram para o plano equatorial da célula, que fica entre o caminho dos polos, dispondo-se com os centrômeros para o centro e os braços para fora. Os cromossomos encontram-se cada um em posição ao seu homólogo, cada um dos lados do plano equatorial, ficando prontos para se dividirem.
Anáfase (do grego aná = para cima; movimento)
Caracteriza-se pela divisão dos centrômeros e separação das cromátides, que começam a ser “puxadas” em direção a polos opostos da célula, e pelo encurtamento das fibras do fuso acromático, que perdem