Anabolizantes
1 INTRODUÇÃO
Platão é considerado o continuador do ensinamento ético de Sócrates, onde ele tenta ampliar seu escopo investigativo e fechar um entendimento do mundo que desse sentido, finalidade e fundamento a toda realidade já que Sócrates desenvolve uma inestimável investigação filosófica sobre a natureza humana e sua finalidade, tentando assim, através do conhecimento sobre si mesmo e de como o ser humano poderia chegar à verdade, conceber um sistema único que abarcasse toda a realidade e a natureza. Logo, abarca também como o homem deve agir perante essa ordem das coisas e como ele teria acesso a conhecê-las em toda sua plenitude, numa perspectiva moral e política.
Lembrando ainda que, a prática da virtude como orientação ética do homem em Platão é conseqüência lógica de sua visão metafísica e está em consonância não só com a óbvia influência socrática de seu pensamento, mas também atrelada de forma substancial com as dimensões órficas-pitagóricas de sua doutrina. O homem deve renunciar aos prazeres do corpo e às riquezas, buscando sempre a virtude maior que é o Bem através do conhecimento.
“É mais feliz o justo no meio dos sofrimentos do que o injusto num mar de delícias.” (PLATÃO, A República 1997) Assim, seguindo as linhas do pensamento platônico, a metafísica estaria intimamente ligada a ética pois, a metafísica seria uma ética ou normativa do ser e a ética seria uma metafísica ou ontologia do agir, ou seja, a ciência dos fins ligada à ciência dos princípios.
2 DESENVOLVIMENTO A ética tem como característica principal a honra de crenças e valores que compõe determinada sociedade. Além disso, pode ser definida segundo a filosofia como o conjunto de princípios ideais do comportamento humano e de toda moral.
A ética sendo uma característica da ação humana, é considerada para Platão como uma relação com a filosofia política que busca o estado ideal utópico (fantasioso), ou seja, qualquer individuo que conheça o bem sabe que só