Mitose e meiose
Biologia
Escola: Núcleo de Educação Integrada- NEI
Diretora: Miraci Costa
Professor: João
Aluna: Ana Clara Melo Costa
Série/ Ano: !º ano Turno: Tarde /121
Data: 02.09.2014
MITOSE E MEIOSE
Neste trabalho, falarei sobre a Mitose e a Meiose. Mostrarei as suas fases, agregando imagens para representá-las, citando suas funções e explicando como funcionam.
A mitose e meiose são dois processos de divisão celular realizados no organismo humano e existem algumas diferenças entre os dois processos.
A mitose ocorre em células somáticas e não há redução no número de cromossomos; a meiose ocorre em células germinativas e o número de cromossomos da célula filha é metade do número da célula mãe. Uma célula que tenha passado pelo processo de mitose pode sofrer mitose outra vez, enquanto uma célula produzida por meiose não pode passar por esse processo outra vez. As duas células geradas pela mitose são geneticamente iguais; as quatro células geradas pela meiose são geneticamente diferentes entre elas e diferentes da célula mãe.
MITOSE A mitose é um processo de divisão celular, característico de todas as células somáticas vegetais e animais. É um processo contínuo que é dividido didaticamente em cinco fases: Prófase, metáfase, anáfase, telófase, nas quais ocorrem grande modificações no núcleo e no citoplasma. A mitose ocorre em todas nossas células com exceção das células reprodutoras que são meioses. Ela serve para repor células velhas e/ou danificadas e para formar células reprodutivas que serão capazes de originar um novo ser.
Fases da Mitose:
Prófase: A prófase começa com o aumento do volume nuclear e com a condensação da cromatina, formando os cromossomos. Verifica-se que cada cromossomo é constituído de duas cromátides unidas pelo centrômero, o que significa que a duplicação dos cromossomos ocorreu antes da prófase, ou seja, na intérfase.
No citoplasma, o início da