História da estatística Problema das 3 portas
O Problema de Monty Hall (Teoria Das Portas)
Sumário
Introdução
Hipótese
Solução
Conclusão
Referências Bibliográficas
Introdução
O estudo da probabilidade se desenvolveu para que possamos prever a possibilidade de ocorrência de determinados fatos. Relatos apontam que esse estudo teve início com os jogos de azar na Idade Média. O desenvolvimento das teorias da probabilidade e os avanços dos cálculos probabilísticos devem ser atribuídos a vários matemáticos. Atribui-se aos algebristas italianos Pacioli, Cardano e Tartaglia (séc. XVI) as primeiras considerações matemáticas acerca dos jogos e das apostas. Através de estudos aprofundados, outros matemáticos contribuíram para a sintetização de uma ferramenta muito utilizada cotidianamente. Dentre os mais importantes, podemos citar:
Blaise Pascal (1623 – 1662)
Pierre de Fermat (1601 – 1655)
Jacob Bernoulli (1654 – 1705)
Pierre Simon Laplace (1749 – 1827)
Carl Friedrich Gauss (1777 – 1855)
Lenis Poisson (1781 – 1840)
Atualmente a probabilidade é amplamente utilizada, principalmente no que diz respeito a equidade dos jogos e seus respectivos prêmios.
Hipótese
O Problema das Três Portas se originou em um programa de televisão norte-americano chamado Let’s Make a Deal, apresentado por Monty Hall. O jogo consiste em um desafio em que o participante é posto em frente a três portas fechadas, sabendo que atrás de uma delas há um prêmio e nas outras duas nada. O participante deverá escolher primeiramente uma delas, posteriormente o apresentador abrirá outra porta (já sabendo que o prêmio não está na porta a ser aberta) e oferecerá a chance de o participante trocar sua porta, uma vez que no momento o jogador terá que escolher entre apenas duas portas e não mais três.