mitose e meiose
Introdução............................................2
Desenvolvimento.................................3-5
Conclusão................................................6
Bibliografia..............................................7
Introdução
Cada um de nós começou como uma única célula. Essa célula não podia mover-se, nem pensar, ver, ou fazer coisas como rir e falar; mas uma coisa podia fazer bem, que era dividir-se – e assim fez. Aquela célula única tornou-se duas, e depois quatro, oito, e assim por diante, até se tornar a pessoa fantástica que és agora. Pensa só até onde chegaste. Podes rir de uma piada, fazer o pino, ler um livro, comer um gelados mais. Neste capítulo, vamos falar sobre a divisão celular, um tema que fascina os cientistas desde que foi pela primeira vez observada ao microscópio há mais de 100 anos atrás. Os cientistas podem, na realidade, observar didirem-se, e têm sido capazes de descrever as regras da divisão, observando atentamente o processo, da mesma maneira que uma pessoa poderia gradualmente aprender as regras de um jogo, como o futebol ou o xadrez, apenas pela mera observação repetida do jogo.
Mas não precisas de ter o teu próprio microscópio para ver células a dividirem-se. Através do acoplamento de câmaras aos microscópios, os cientistas têm produzido imagens admiráveis do processo, duas das quais temos aqui reproduzidas.
As Duas Faces da Divisão Celular
Há dois tipos de divisão celular: mitose e meiose. A mitose é essencialmente um processo duplicativo: produz duas células filhas geneticamente idênticas, a partir de uma única célula parental. Tu transformaste-te no que és agora, a partir de uma única célula embrionária, através da mitose. Mesmo no estado adulto, a mitose renova as renovação constante das células da pele, por exemplo, ocorre através da mitose. A mitose ocorre em células de todas as