filosofia
CADERNO AZUL
QUESTÕES DE FILOSOFIA
Questão 27
A ética exige um governo que amplie a igualdade entre os cidadãos. Essa é a base da pátria. Sem ela, muitos indivíduos não se sentem “em casa”, experimentam-se como estrangeiros em seu próprio lugar de nascimento.
(SILVA, R. R. Ética, defesa nacional, cooperação dos povos. OLIVEIRA, E. R (Org.) Segurança & Defesa Nacional: da competição à cooperação regional. São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2007).
Os pressupostos éticos são essenciais para a estruturação política e integração de indivíduos em uma sociedade. De acordo com o texto, a ética corresponde a:
a) valores e costumes partilhados pela maioria da sociedade.
b) preceitos normativos impostos pela coação das leis jurídicas.
c) normas determinadas pelo governo, diferentes das leis estrangeiras.
d) transferência dos valores praticados em casa para a esfera social.
e) proibição da interferência de estrangeiros em nossa pátria.
Ao longo da história da filosofia ocidental, o conceito de ética foi apresentado e reformulado em diversos aspectos e definições. De Aristóteles a Habermas, encontramos vários filósofos que tomaram o conceito de ética de modo diferente. Porém, de modo geral, podemos dizer que a ética ocupa-se fundamentalmente da reflexão sobre a ação humana, buscando refletir sobre os meios e as finalidades que devem ser tomadas pelos indivíduos como base para sua ação no mundo. Nesse sentido, a reflexão sobre os valores e códigos normativos partilhados por indivíduos pode ser compreendida como ética.
Gabarito: a
Questão 34
No século XX, o transporte rodoviário e a aviação civil aceleraram o intercâmbio de pessoas e mercadorias, fazendo com que as distâncias e a percepção subjetiva das mesmas se reduzissem constantemente. É possível apontar uma tendência de universalização em vários campos, por exemplo, na globalização da economia, no armamentismo nuclear, na manipulação genética, entre