MItose e meiose
Neste trabalho, falarei sobre a Mitose e a Meiose. Estarei mostrando as suas fases, agregando imagens para representá-las, citando suas funções e explicando como funcionam.
• Desenvolvimento:
As etapas da Mitose: Prófase, Metáfase, Anáfase, Telófase:
* Prófase: Fase em que ocorre a condensação ou espiraliazção dos cromossomos. Eles se tornam mais curtos e espessos. O nuclúolo desaparece, há o deslocamento das fibras de áster que se tornam fibra polares e por último ocorre o desaparecimento da carioteca.
*
Metáfase: Os cromossomos se unem as fibras polares e são deslocados até o equador da célula (região mediana). É formada a placa equatorial e os cromossomos assumem sua condensação máxima.
* Anáfase: Nessa fase há a separação das cromátides-irmãs que dão origem aos cromossomos-irmãos. Esses cromossomos são transportados pelas fibras de fuso até os polos da célula. Vale lembrar que o material genético de um pólo será exatamente igual ao material genético do outro.
* Telófase: Essa é a última fase da cariocinese. Nela acontece a reorganização do nucléolo, formação de nova carioteca e desespiralização dos cromossomos. Ao final dessa etapa o novo núcleo terá o mesmo patrimônio genético do núcleo inicial e seu aspecto será semelhante ao núcleo no período interfásico.
A importacia da Mitose para os seres vivo em geral :
É a divisão celular é que a partir de uma célula são obtidas duas células filhas geneticamente idênticos, para a mãe. Ela ocorre em todas as células eucarióticas, quer diplóide ou haplóide e permanece inalterado medida que o número de cromossomas, as células filhas será diplóide, se a mãe era diplóide ou alploide. A divisão do citoplasma é chamada divisão citocinese e nuclear, a mitose. Algumas células não mitótico e permanencen interfase em um estado, mas outros realizados com freqüência (células embrionárias, células áreas de cultivo de células do tecido