Mitose e meiose
- Sumário -
I - Introdução p.2
II - Desenvolvimento p.4
2.1 - Mitose p.4
2.1.1 - Interfase p.4
2.1.2 - Prófase p.4
2.1.3 - Prometáfase p.5
2.1.4 - Metáfase p.5
2.1.5 - Anáfase p.6
2.1.6 - Telófase p.7
2.2 - Meiose p.8
2.2.1 - Prófase I p.8
2.2.2 - Prometáfase I p.8
2.2.3 - Metáfase I p.8
2.2.4 - Anáfase I p.8
2.2.5 - Telófase I p.9
2.2.6 - Intercinese p.9
III - Conclusão p.10
II - Desenvolvimento
2.1 - Mitose
A mitose ou divisão indireta ocorre nas células somáticas da maior dos organismos, sendo também designada por divisão celular somática. É através desse processo que se verifica o crescimento dos pluricelulares.
Ela consiste na divisão de urna célula em duas, ocorrendo uma divisão longitudinal dos cromossomos, que se distribuem eqüitativamente às células filhas, permanecendo, assim, constante o número de cromossomos por célula. As divisões do núcleo e citoplasma, na mitose, são denominadas cariocinese e citocinese, respectivamente. A célula em mitose apresenta uma figura mitótica constituída das partes cromática e acromática. A primeira compreende os cromossomos e nucléolos, e a segunda o centro celular e fuso fibrilar.
Didaticamente, a mitose pode ser subdividida em cinco fases: primeira fase prometáfase, metáfase, anáfase e telófase.
2.1.1 - Interfase
O período que separa duas divisões consecutivas é denominado terfase. Nesse período os cromossomos são pouco perceptíveis, sendo, porém, observáveis suas regiões heterocromáticas.
Após a duplicação do ADN, que ocorre na interfase, cada cromossomo mitótico é constituído de dois filamentos denominados cromonemas,