Mitos
1- O que vêem na capa? Na capa do livro pode-se visualizar a imagem de trabalhadores, pessoas humildes de uma certa região e cultura.
2- Que relação estabelece com a imagem e o título? A relação que fizemos é que, por essas pessoas estarem com vestimentas simples, de origem humilde, percebemos que são pessoas sem instrução que já devem de certa maneira ter sofrido o preconceito lingüístico.
3- O que o titulo evoca? Responda as perguntas do titulo. A lingua portuguesa é falada de várias maneiras e em diferentes regiões,em função disso sempre existira o preconceito lingüístico.
4- Que relações consegue fazer com outras leituras? Disciplinas? Registre-as Na disciplina de oralidade e letreamento que a professora falou q não precisar falar correto e sim escrever certo, correto. 5- Quais outras informações estão presentes na capa? Conhecia o autor? Outras obras do mesmo? A edição, a editora. Não conhecíamos o autor e nenhuma obra. 6- O que entende por sumário? O que é? A divisão do conteúdo do livro em capitulos, seguindo as idéias do autor, de uma forma mais prática.
7- Qual seu entendimento por preconceito? Por lingüístico? Registre Preconceito: generalização superficial dada geralmente por um grupo, a uma pessoa. Lingüístico: as diferentes maneiras de falar.
8- Vá ao sumário e veja: que subtítulos o interessam? Por quê? Registre suas impressões. Subtítulo:”È preciso saber gramática para falar e escrever bem.” Segundo o grupo concordamos que comprovadamente falando, não há nada a favor da gramática tradicional nesse sentido; pelo contrário, sabe-se que a grande dificuldade em seguir as suas prescrições, gerada, acaba por inibir muitos escritores. O autor também discorre sobre a relação entre gramática, e não tentar ditar seus rumos: Se a própria língua falada pelas pessoas cultas da atualidade não segue os rígidos padrões da