Mitos e Verdades sobre o Ovo
Ensino Fundamental e Médio
Trabalho de Química
Mitos e Verdades Sobro o Ovo
Alunos:
Curitiba
2014
Introdução: Este trabalho vem com o intuito de falar sobre curiosidades do ovo, como ele nos ajuda, suas propriedades, se faz bem a saúde e tudo mais. Com isso poderemos avaliar se consumimos o ovo de maneira correta, e se a outras formas de preparo.
O Ovo
Delicioso, o ovo é uma ótima fonte de proteínas e não só pode como deve ser usado na alimentação. Se consumido de forma equilibrada, traz muitos benefícios à saúde, pois auxilia na recuperação de tecidos e no aumento e manutenção de força muscular. Um ovo tem 13 nutrientes essenciais em quantidades variadas, incluindo proteínas de alto valor biológico, além de colina, ácido fólico, ferro, zinco e outros. Mais do que presente no cardápio dos brasileiros, o ovo é um alimento versátil e muito nutritivo. Rico em proteínas que garantem o bom funcionamento do organismo, os ovos também são um prato cheio das vitaminas A, D, E, K e do complexo B, além de minerais como ferro, fósforo, manganês, potássio e ômega 3. "A melhor forma de consumi-lo é cozido ou sem adição de óleo, podendo inclusive ser enriquecido com legumes", diz a nutricionista Fernanda Brunacci, da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-estar, em São Paulo.
Curiosidades “O ovo não é o grande vilão, pelo contrário, o ovo é a melhor proteína que nós temos na natureza. Ele faz a função de melhoria de toda construção de célula, de defesa do seu organismo, crescimento de pêlos, cabelos, unhas. O ideal seria consumir ovos de três a cinco vezes por semana”, diz Alessandra Pereira, nutricionista.
É um alimento cercado de cuidados já na hora da compra. Logo depois da compra é importante guardar o ovo sem lavar. Quando você lava acaba tirando uma película protetora do ovo, na geladeira ele pode se contaminar com microorganismos. A nutricionista explica que o ovo só deve ser lavado