Mitologia Grega
Cólegio Estadual Adiles Bordin
Aluno: Ivandro Cesar Nº 12
1º Ano B
Introdução
A Mitologia Grega é um conjunto de mitos (histórias e lendas), sobre vários deuses, heróis, titãs, ninfas, e centauros. A Mitologia Grega originou-se da união das mitologias dórica e mecânica. Seu desenvolvimento ocorreu por volta de 700 a. C. Neste trabalho, vamos conhecer o que é mitologia grega, como e porque existe, e também, conhecer um pouco dos Deuses que fazem até hoje, a mitologia grega.
Os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as pessoas e também com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo. Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos.
A mitologia, não deve ser confundida com a religião. Mitologia é, simplesmente, um conjunto de crenças diversas e de relatos fictícios, já religião, envolve rituais e outros procedimentos que têm a finalidade de estabelecer vínculos com a divindade.
Pode-se dizer que na Grécia Antiga a religião era politeísta, pois os gregos adoravam a vários deuses. Não existem escrituras sagradas (como a Bíblia para os cristãos) a respeito da Mitologia Grega. As principais fontes a esse respeito foram escritas no século VIII a.C. por Hesíodo (Teogonia), e por Homero (Ilíada e Odisséia). Na Teogonia são tratadas a origem e a história dos deuses gregos. Nas narrativas Ilíada e Odisséia são descritos os grandes acontecimentos envolvendo heróis e deuses.
A importância da mitologia grega ultrapassou a Grécia Antiga e também os séculos que nos separam dela. Para a compreensão da cultura Ocidental e, notadamente, o entendimento de grande parte das obras artísticas ou literárias dos últimos 2.500 anos, é crucial conhecer os principais mitos e os mais importantes personagens das lendas gregas.
Os deuses, além de ter forma humana, tinham sentimentos humanos como amor,