Mitologia chinesa e grega
As diferenças entre a mitologia grega e a mitologia chinesa são muitas. Uma delas são os mitos e lendas. Na mitologia grega, o objetivo é passar mensagens para as pessoas e também preservar a memória histórica de seu povo. Na mitologia chinesa, eles prezam mais os sentimentos humanos e a moral. Os deuses da mitologia grega geralmente aparecem como representações da figura humana, e na mitologia chinesa também são representados em forma de humanos, mas sempre acompanhados de seres místicos, como O Dragão, A Fênix, etc.
As religiões também se diferenciam. Enquanto na mitologia chinesa eles prezam três religiões, o taoismo, o confucionismo e o budismo, na mitologia grega, eles adoravam deuses sob a forma humana, sua religião era politeísta e antropomórfica.
No princípio, na origem do mundo, tanto na mitologia grega quanto na mitologia chinesa, existia o Caos, a partir daí, na mitologia chinesa, um ovo teve origem no caos que foi chocado por 18.000 anos, dentro desse ovo Yin, Yang e Panku coexistiram em um estado de unicidade por todo esse tempo. Com muita determinação Panku rompeu a casca do ovo e foi criado o universo. Yin mais pesado foi para baixo e formou a terra. Yang mais leve subiu e formou o céu. Panku rapidamente afastou os pernas e ergueu os braços segurando o céu e a terra e impedindo que eles voltassem a se unir. Depois de 18.000 anos Panku descansou a cabeça de Pan-Ku transformou-se em uma grande montanha sagrada, os olhos deu origem ao sol e também à lua, e os cabelos do gigante tornaram-se árvores. Na mitologia grega, no entanto, o começo era tudo um Caos, havia escuridão e vazio. Dele, surgiu Gaia (a Terra) e Urano. Este teve vários filhos com Gaia, os chamados Titãs: eram seis titãs masculinos e seis femininos (Oceano, Céos, Créos, Hiperião, Jápeto, Téia e Reia, Têmis, Mnemosine, Febe, Tétis e Cronos); deu origem também