Mito
“O mito trata do desconhecido, fala a respeito de algo para o que inicialmente não temos palavras. Portanto o mito contempla o âmago de um imenso silêncio (...) o mito não é uma história que nos contam por conta. Ele nos mostra como devemos nos comportar.” (pág. 9)
A mitologia fala de um plano que coexiste paralelo ao nosso mundo, um “mundo dos deuses”. Foi a mitologia que alimentou a organização social, ritual e também, mitológica das sociedades antigas, exercendo influência em algumas culturas até hoje.
Na atualidade, a palavra “mito” não é usada para designar algo que não corresponde à realidade, que é fantasioso ou inverídico. O mito é fictício, pois nos auxilia a vislumbrar novas possibilidades e nos perguntamos “e se?” abrindo caminhos para novas interpretações. A mitologia tem o poder de nos arrebatar, mesmo perante o medo, o desespero e a morte. O pensamento mitológico também possibilita a elaboração de hipóteses a fim de que atinjamos uma nova compreensão do mundo em que vivemos.
“O mito é essencialmente um guia; ele nos diz o que fazer para vivermos de maneira completa.”
O mito auxiliava as pessoas a encontrarem sentido em suas vidas, revelando aspectos da mente humana que sem o mito teriam permanecido sem acesso. Era uma forma arcaica de psicologia.
Certos ritos de passagem nos remetem claramente ao mito do herói, pois ao passar por