Mito e Realidade
Trabalho
Mito ou Realidade, MirceaEliade, pg 7 à 23
___________________________________________
1- Mostrar a função e a importancia do mito e suas caracteristicas para atribuição de conhecimento, mostrando como se deu o inicio das criações usando narrativas de fatos reais vividos por seres sobrenaturais com intuito de deixar um modelo exeplar para que os demais sigam.
2- A definição de mito está diretamente ligada a narrativa de uma criação, usando seres miticos, sobrenaturais como peça chave para uma história sagrada, os mitos são consideradas histórias verdadeiras pois se tratam de fatos reias, relatam como determinado fato ocorreu pela primeira vez de modo que algo foi produzido e começou a ser. É em razão das intervenções dos Entes sobrenaturais que o homem é o que é hoje, um ser mortal, sexuado e cultural. Mesmo a conduta e as atividades profanas do homem têm por modelo as façanhas dos Entes Sobrenaturais.Ele se torna o modelo exemplar de todas as atividades humanas significativas. A principal função do mito consiste em revelar os modelos exemplares de todos os ritos e atividades humanas significativas: tanto a alimentação ou o casamento, quanto o trabalho a educação, a arte ou a sabedoria.
O mito se refere a criação constituida pelos atos dos seres humanos, usando o sobrenatural para ser exemplo de atos humanos, se trata de um conhecimento vivido, onde para dar continuidade a um ato eles usam historias justificar tal acontecido e dar continuidade a ele.
3- Os mitos ensinam como repetir os gestos criadores dos Entes Sobrenaturais e , consequentemente, como garantir a multiplicação de tal ou tal animal ou planta.
A “história” narrada pelo mito constitui um “conhecimento” de ordem esotérica, não apenas por ser secreto e transmitido no curso de uma iniciação, mas também porque esse “conhecimento” é acompanhado de um poder mágico-religioso.Com efeito, conhecer a origem de um objeto, de um animal ou planta, equivale a adquirir