mito da caverna
• Introdução...........................................................................1.1
• Mito.....................................................................................1.2
• Mito e a filosofia..................................................................1.3
O presente trabalho viabiliza a fácil interpretação do mito para a sociedade atual, como o mesmo surgiu e quem foram os percursores do pensamento mítico.
Mito (mithos), em grego significa “palavra”, “o que se diz”, “narrativa”.
1.2 Surgimentos do mito:
O mito surgiu da necessidade de explicar a origem e forma das coisas, pode ser definido como o primeiro pensamento critica da sociedade. Compreende-se como uma maneira fantasiosa de explicar a realidade, sob esse mesmo enfoque o mito seria uma lenda, fabula, crendices, um tipo inferior de conhecimento comparado ao da realidade atual. Em contrapartida e inegável que o mito possui uma vasta área do conhecimento, a consciência mítica persiste em todos os tempos e culturas como um componente indispensável para a compreensão da realidade. O mito por muitas vezes passa-se por mentira, mas o mito é verdade. Não funcionando como uma forma logica, mas é verdadeiro resultando de uma instituição compreensiva da realidade, assim podemos dizer que o mito expressa o que desejamos e o que tememos, como somos atraídos ou repelidos sobre certas coisas. Impossível referir-se ao mito sem mencionar a fé, a mitologia por tratar-se de explicar o inexplicável possui forte ligação com o divino. Por tanto, os relatos míticos são sustentados na força superior que possui a autonomia de castigar ou recompensa, proteger ou ameaçar.
1.3 mito e a filosofia:
Na antiguidade, antes do nascimento da Filosofia, o mito era um discurso pronunciado aos ouvintes por um poeta-rapsodo, pois se