Misturas
Disciplina: QUIMICA GERAL E INORGÂNICA
RESUMO:
Foram realizados seis experimentos com diferentes tipos de elementos e compostos, estes sólidos e líquidos, se tornando possível identificar se a mistura era homogenia ou heterogenia e os tipos de reações que podem ocorrer, tais como liberação de calor, formação de gás e formação de precipitado.
INTRODUÇÃO:
Grande parte dos materiais encontrados na natureza, no nosso corpo e na sociedade não são substâncias puras, e sim na verdade são misturas de dois ou mais elementos. Um exemplo disto é a água mineral que a chamamos na maioria das vezes apenas como água e na realidade ela não possui apenas a substância pura H2O, porque ela é o resultado de um processo no qual a água da chuva penetra no solo passando por rochas, absorvendo assim outros compostos como: sulfatos de estrôncio, de cálcio, de sódio, de potássio, bicarbonato de sódio, fluoreto de sódio, e outros.
Misturas são materiais cujas propriedades físicas não são constantes, mas variam mesmo numa determinada temperatura e pressão. Desta forma, medindo as propriedades físicas, como os pontos de fusão e ebulição e a densidade e as mesmas apresentem-se constantes e bem definidas, é uma substância pura. Caso ocorram variações trata-se de mistura. Porém existem misturas na qual não é preciso determinar suas propriedades físicas e basta sua visualização para ser percebido que trata-se de uma mistura. Ex: água e óleo.
Para determinamos o tipo das misturas é importante se conhecer o conceito de fase. Uma amostra ao ser visualizada e apresenta apenas uma porção uniforme, com características iguais em toda sua extensão, chama-se fase. As misturas podem se classificadas de acordo com a quantidade de fases.
Misturas homogêneas:
São aquelas cujos componentes não podem ser distinguidos. É perfeitamente uniforme, portanto monofásica.
São chamadas de soluções e não podem ser separadas por métodos físicos, apenas por técnicas