fisioterapia movimentos articulares
Quando o corpo humano se encontra na posição anatômica de referência, todos os segmentos corporais são considerados como estando posicionados em zero grau. A rotação de um segmento afastando-se da posição anatômica é designada em conformidade com a direção do movimento e será medida como ângulo entre a posição do segmento corporal e a posição anatômica.
Movimentos articulares no plano Sagital
Partindo da posição anatômica, no plano sagital ocorrem três movimentos primários: flexão, extensão e hiperextensão. A flexão inclui as rotações no plano sagital, dirigidas anteriormente, de cabeça, tronco, braço, antebraço, mão e quadril, bem como a rotação no plano sagital, dirigida posteriormente, da extremidade inferior. Extensão é definida como o movimento que recoloca um segmento corporal em sua posição anatômica a partir de uma posição de flexão, enquanto a hiperextensão é a rotação além da posição anatômica na direção oposta à direção de flexão. Se os braços ou as pernas são rodados interna ou externamente a partir da posição anatômica, a flexão, a extensão e a hiperextensão no joelho e no cotovelo poderão ocorrer em um plano diferente do sagital.
A rotação no plano sagital ao nível do tornozelo ocorre quando o pé é deslocado em relação à perna ou quando esta última é deslocada em relação ao pé. O movimento que aproxima o dorso do pé da parte inferior da perna é conhecido como dorsiflexão, enquanto o movimento oposto, que pode ser visualizado como “posicionamento” da bola do pé, é chamado de flexão plantar.
Movimentos articulares no plano frontal
Os principais movimentos rotacionais no plano frontal são a abdução e a adução. A abdução movimenta um segmento corporal afastando-o da linha média do corpo e a adução movimenta um segmento corporal aproximando-o da linha média do corpo.
O plano frontal também inclui movimentos como a rotação lateral do tronco, que é chamada de flexão lateral direita ou flexão lateral esquerda. O movimento nas