Fisioterapia
A coluna vertebral é o local de maior ocorrência de fraturas, seguido do quadril e do antebraço. No antebraço é comum a fratura de Colles (fratura da extremidade distal do rádio com deslocamento do fragmento).
Segundo a OMS, um terço (1/3) das mulheres brancas são portadores de osteoporose. No homem pode surgir pela idade avançada, sedentarismo, baixos níveis de testosterona e insuficiente ingestão e absorção de cálcio. A carga genética (ambos os sexos) também contribui para o aparecimento da patologia. Importante saber que o pico de massa óssea decresce a partir dos 30 anos (atentar-se para a prática de exercício físico).
As fraturas osteoporóticas de quadril aparecem com maior frequencia em idosos mais frágeis, e as de punho em idosos mais ativos.
Os principais objetivos da fisioterapia devem ser manter ou melhorar a massa óssea, e aumentar a massa magra através de exercícios apropriados.
O exercício aeróbio de baixo impacto como a caminhada, melhora o condicionamento cardiorrespiratório e estimula a formação óssea. Portanto, para a construção e manutenção da massa óssea são importantes exercícios com descarga de peso (ex. caminhar, dançar, correr) e exercício de resistência com carga progressiva.
A caminhada deve ser realizada pelo menos três vezes por semana, por trinta minutos. A velocidade da marcha deve ser de acordo com o ritmo de cada um. Importante a hidratação antes, durante e após a caminhada.
Os exercícios aquáticos devem ser feitos com resistência para atingir os objetivos acima.
-------------------------------------------------
O ideal são atividades em esforço submáximo (60% - 70%) da FC máxima.
-------------------------------------------------
A osteoartrose (OA) é uma doença crônica de progressão lenta resultante do