Misturas homogêneas e heterogêneas
É considerada mistura a associação de duas ou mais sustâncias diferentes, sejam simples ou compostas, que não reagem entre si, ou seja, não ocorre reação química entre elas. As misturas podem ser classificadas em: homogêneas e heterogêneas, a depender das substancias nelas envolvidas.
A mistura homogênea é uniforme, as substancias envolvidas não podem ser identificadas, pois possuem mesmas propriedades, sofrem dissolução e produzem somente uma fase.
Na mistura heterogênea os componentes constituintes são perceptíveis podem ser percebidos a olho nu ou com o auxilio de um microscópio. As misturas heterogêneas possuem duas ou mais fases.
Nas misturas B, D, E observa-se uma superfície de separação entre os componentes que as formam e, por isso, recebem a denominação de misturas heterogêneas.
Nas misturas A e C não se percebe superfície de separação entre os componentes, a mistura apresenta o mesmo aspecto em toda sua extensão e recebem a denominação de misturas homogêneas. Nesse caso, as espécies químicas que formam a mistura são solúveis entre si; quando as substâncias solúveis entre si, são dois líquidos, usa-se o termo miscíveis entre si.
As misturas homogêneas são monofásicas ou unifäsicas ,isto é, possuem uma única fase e as heterogêneas polifásicas, isto é, possuem duas ou mais fases.
3) Centrifugação: é usado para acelerar a decantação da fase mais densa de uma mistura heterogênea constituída de um componente sólido e outro líquido. Esse método consiste em submeter a mistura a um movimento de rotação intenso de tal forma que o componente mais denso se deposite no fundo do recipiente.
A manteiga é separada do leite por centrifugação. Como o leite é mais denso que a manteiga, formará a fase inferior.
Nos laboratórios de análise