Arts & Crafts
- Este movimento surgiu, na Inglaterra, na segunda metade do século XIX, e foi pioneiro do movimento Arte Nova; revitalizou a produção artística manual, dando origem a uma estética inovadora e contribuindo para o desenvolvimento das Artes Decorativas e do Design.
-arte pura, assente na criação e na concepção individual, na originalidade e no bom gosto, cujos princípios gerais se deviam aplicar a todas as modalidades artísticas, sem distinção alguma (conceito de unidade de artes). Para isso os artistas deviam rejeitar os processos industriais e seus materiais, regressando ao processo criativo das corporações medievais, ao uso exclusivo de materiais naturais e ao fabrico de peças únicas e originais, pelo método artesanal.
-inspiraram-se no folclore e tradições populares de cada país
-atribuição da arte uma função social importante: a de melhorar as condições de trabalho da classe operária e a de educar o sentido estético do povo e aumentar, assim, a qualidade da vida material.
Arquitectura:
-construção de moradias familiares e rústicas que seguiam a tradição rural inglesa, que remontava á Idade Media
-defendiam a utilização de processos construtivos tradicionais e de materiais naturais (como o tijolo, a madeira e a pedra), abolindo tudo o que fosse proveniente da indústria.
-Exteriormente de formas irregulares e telhados de água pronunciados, estas moradias possuíam espaços interiores orgânicos e funcionais, valorizados por uma decoração homogénea onde o mobiliário, o papel de parede, os estofos, as cortinas, os tapetes e os demais objectos inúteis obedeciam aos mesmos critérios formais e estéticos
Artes aplicadas:
-privilegiaram-se os critérios de simplicidade e pureza formais, associadas a motivos decorativos inspirados nas plantas, nos pássaros e noutros animais, organizados em densos e complexos padrões de desenho plano e linear.
-foram notáveis as concretizações conseguidas nos têxteis,