Misturas homogêneas e heterogêneas
Nesse sistema de mistura não conseguimos enchergar diferenças a olho nú. Ou seja, embora tenha ocorrido uma mistura de substâncias químicas, não conseguimos notar nenhuma mudança na testura, na cor ou coisa do tipo.
Já nas misturas heterogêneas, conseguimos notar a diferença ao misturarmos duas ou mais substâncias químicas.Temos o que chamamos de fases, conseguimos identificar fases diferente em um mesmo sistema. É possível a olho nú identificar substâncias diferentes.
Qual o objetivo de fazer uma separação de misturas?
Recuperar em sua forma pura uma substância que antes era misturada a outra substância.
Separação de misturas.
Existem diversos tipos de separação de misturas envolvidas a química, que levam em conta diversos fatores que serão discutidos durante a elaboração do relatório.
Abaixo alguns exemplos de modos de separação de misturas:
Separação magnética (Imantação por se tratar do imã)
Separação por decantação
Separação por filtração
Separação por catação
Separação por destilação
OBS: Quanto a torre de líquidos
O que faz com que haja a separação dos líquidos dentro da torre é a densidade de cada um deles. Sendo os líquidos que ficam na parte inferior da torre (Mais densos que os líquidos que ficam na parte superior da torre). EXEMPLOS: A água fica embaixo do querosene por que a água é mais densa que o querosene...resumidamente, a água é mais pesada que o querosene.
Outra observação importante para essa experiência é, os líquidos que vão ter contato precisam ser líquidos que juntos foram uma mistura heterogênea, ou seja, a união deles nunca vai formar uma mistura perfeita, sempre vai ser uma mistura onde as fases de ambos será visívelmente separada da fase do outro.