Misturas Homogeneas e Heterogenas
Misturas Homogêneas, Heterogêneas e Separação de Misturas.
Gabriela Lima nº10
Palloma Rodrigues nº25
1ºB – Profº Nilton
ÍNDICE
Introdução........................................P. 04
Procedimento Experimental.............P. 09
Resultados.......................................P. 10
Discussão dos Resultados...............P. 10
Anexos.............................................P. 11
Conclusão........................................P. 12
Bibliografia......................................P. 13
INTRODUÇÃO
Misturas homogêneas:
É uma mistura onde ao final do processo de união de substâncias, estas já não podem ser identificadas como no início. A aparência da mistura é uniforme a olho nu. Também são misturas que possuem uma só fase.
Tais substâncias sofrem dissolução, ou seja, a mistura dessas substâncias somente produz uma fase. Isso quer dizer que toda mistura homogênea é uma solução, ou seja, é um conjunto de substâncias solúveis entre si.
Principais métodos de separação:
As misturas homogêneas são mais difíceis de serem separadas, é preciso métodos especiais de separação, como a dissolução fracionada, destilação simples e a fracionada.
Dissolução fracionada: é uma técnica ou método de processo de separação para separar misturas heterogêneas de dois ou mais sólidos, quando apenas um dos componentes se dissolve em um dado solvente. Pois, assim, o liquido dissolve esse componente e, por filtração, separa-se o outro componente. A seguir, através de uma evaporação do líquido usado, recupera-se o componente solúvel.
Exemplo:
-Temos uma mistura de sal mais areia e a ela adicionamos água aonde somente o sal irá se dissolver. Portanto, temos solução salina mais areia, uma mistura ou sistema heterogêneo, na qual em seguida será feita a filtração sendo a areia retida no papel de filtro. O filtrado, no caso a