aulas praticas
Ensino médio articulado a educação profissional técnica de nível médio em química
Adriene Santana do nascimento
Separação de mistura
Itumbiara,2014
Introdução
Na natureza raramente encontramos substancias puras. Assim, para obtermos uma determinada substancia, e necessário utilizar alguns métodos de separação. Para cada tipo de mistura usamos métodos diferentes (homogêneas ou heterogêneas).
No desenvolvimento deste trabalho pode perceber que as substancias heterógenas é um conjunto de substâncias insolúveis entre si, onde no final do processo de união de substâncias, estas serão identificadas visualmente, ou seja, apresenta mais de uma fase. A mistura água e óleo, por exemplo, é uma mistura heterogênea, já que o óleo não se dissolve na água.
E as substancias homogêneas, são as mistura onde no final do processo de união, já não podem ser identificadas como no início, tais substâncias sofrem dissolução, ou seja, a misturando-as observo que, produz somente uma fase. Isso quer dizer que toda mistura homogênea, é um conjunto de substâncias solúveis entre si. Um exemplo é a mistura da água com álcool: quando misturadas essas duas substâncias é impossível distinguir o álcool da água.
Materiais e reagentes necessários:
Agua Béqueres de 50 e 100 mL
Giz Espátula
Sulfato de cobre II Proveta de 50 mL
Algodão Funil de decantação
Óleo de soja Funil de vidro
Enxofre Funil de filtro
Vinho Papel de filtro
Bastão de vidro Vinagre