Behaviorismo
1. Quais são os referenciais históricos do Behaviorismo?
Os referenciais históricos do Behaviorismo são todas as ciências (astronomia, física, química, biologia etc.) tiveram sua origem na filosofia e eventualmente se separaram dela.
2. O que o Behaviorismo argumenta sobre o “livre-arbítrio”?
Considera que as pessoas que causam seu comportamento e refere-se à capacidade de escolha. Que é necessário para a democracia e a moralidade na sociedade e que a genética e o impacto do ambiente não influenciam na escolha.
3. Diferencia realismo de pragmatismo.
O realismo lida com a existência de um mundo interno e externo e é dualista o pragmatismo rejeita a distinção entre mundo exterior e interior das pessoas, não é dualista e sim monista.
4. Diferencie basicamente Behaviorismo Metodológico de Behaviorismo Radical.
Behaviorismo Metodológico é observável e realista, não nega a existência da mente, mas nega o status científico que afirma que não podemos estudá-la por falta de acesso e ela, é como se ele não acreditasse na ciência para explicar seus fenômenos e o Behaviorismo radical ele já nega radicalmente a existência de algo que escapa do mundo físico que não tenha uma existência identificável no tempo e no espaço (como a mente, consciência e cognição), baseia-se na praticidade.
5. Apresente o esquema caracterizador do condicionamento respondente.
EN ------------------- RI
EN/EC ------ EI ------ Rc EC ------------------- RC
Campainha (som) --------------------- Animal sem salivação
Campainha (som) ----- comida ----- Animal com salivação
Campainha (som) --------------------- Animal com salivação
6. Diferencie generalização e discriminação respondente.
Generalização é quando acontece uma resposta condicionada para outros estímulos parecidos em algum aspecto com o estimulo condicionado original e a discriminação é o oposto, o organismo dá respostas a um estimulo que não é semelhante a ele, para cada