Mistura
Em 1915, marca o inicio do formalismo russo. No mesmo ano foi fundado por um grupo de estudantes, o Círculo Lingüístico de Moscou, criado com o intuito de estudar a teoria literária buscando uma nova visão sobre a crítica e o fazer literário. Coincidentemente no mesmo tempo, surgia em São Peterbusgo a Associação para o Estudo da Linguagem Poética o OPOIAZ. A associação propôs uma outra definição aos estudos literários focalizando o texto exclusivamente e desprezando qualquer interpretação ou influência extraliterária. O OPOIAZ e o Círculo Linguístico de Moscou possuíam idéias semelhantes acerca do que deveria ser consideradas literatura com os padrões de crítica da época. Esse contraste com a crítica literária da época nomeou a ambos os núcleos de “Formalistas” ainda que esses intelectuais, não assumissem o status de movimento .
Essas ideais entraram para a história como o Formalismo Russo. Essa nova visão teve propostas ousadas, mas de grande valor até os dias de hoje. Leon Trotsky relata o seguinte sobre o formalismo “O trabalho que os formalistas não temem denominar ciência formal da poesia ou poética, é discutivelmente necessário e útil, com a condição de que se deve considerar seu caráter parcial, subsidiário e preparatório” e retoma afirmando que “Os métodos do formalismo, mantidos dentro de limites razoáveis, podem ajudar a esclarecer as particularidades artísticas e psicológicas da forma”. (Trotsky, 1969, pág. 144-145).
As idéias criticas do formalismo influenciou outros pensadores e outros movimentos, como o Estruturalismo. O formalismo teve grande importância para a teoria literária , ela serviu de alicerce para vários movimentos e autores que voltou-se para um olhar mais cauteloso no texto e para a arte e permanece influenciando críticos, escritores e artistas de diferentes movimentos.
Princípios do Estudo Literário Formalista
Para lapidar esse objeto de estudo, além do texto era preciso definir o que é