Missao
- Prof. Carlos Alberto Maroueli -
Há algum tempo elaboramos uma pequena enquete para verificar o nível de comprometimento do empresariado com os conceitos de “Missão” e “Visão Estratégica” de suas empresas.
A primeira pergunta da enquete era: Qual é a missão da sua empresa?
Aparentemente simples, a pergunta deveria direcionar a uma resposta igualmente simples, no entanto, a maioria dos gestores acabou gaguejando e demorou a encontrar uma resposta. E quando a encontrou, o resultado ficou bem longe daquilo que esperávamos.
Uma resposta bem freqüente foi: “gerar lucro”.
A recorrência desta resposta foi, de certa forma, frustrante. Afinal, é obvio que qualquer empresa é criada para gerar lucro. Ou será que alguém abre um negócio com a finalidade de obter prejuízos?
Já na pergunta: Qual é a visão da sua empresa? A confusão foi ainda maior e chegamos a ouvir respostas do tipo: “Nossa visão é muito boa, a empresa está bem localizada, tem uma fachada bonita, amarela e com um luminoso grande na entrada, etc...”.
Diante de respostas tão esdrúxulas assim, logo percebemos que muitas empresas não têm uma missão e uma visão definidas ou, quando têm, elas não estão bem claras ou não são conhecidas por todos os membros da organização, o que no final das contas dá o mesmo resultado negativo.
Certamente tais gestores estão longe de entender o que é missão e visão estratégica.
Se isso ocorre em nível gerencial, imagine então o que acontece nas posições mais baixas do organograma.
O desconhecimento parece ser generalizado. O que é preocupante, já que definir a missão e declarar a visão são fatores cruciais para o sucesso de qualquer organização, seja ela uma microempresa ou uma multinacional.
A missão da empresa não é somente a geração de lucro, e a visão não é o layout ou a sua fachada.
Missão e Visão são instrumentos necessários para definir as estratégias que guiarão as ações da organização como um todo, bem como de cada membro em