Miologia
1) Citar os tipos de músculos existentes estabelecendo as diferenças entre eles.
Existem três tipos de músculos, o músculo estriado esquelético, músculo liso e músculo cardíaco.
O músculo liso é formado por fibras musculares lisas. Essas fibras musculares lisas são células de formato fusiforme, possuem um único núcleo e não possuem estriações transversais. O músculo liso está presente na maior parte do canal alimentar, como por exemplo, esôfago, estômago, intestino grosso e intestino delgado, assim como reveste a bexiga, ureteres, a maioria das vísceras, paredes dos vasos sanguíneos, entre outros. Esse tipo de músculo possui contração lenta e baixa potência de contração. É um músculo involuntário
O músculo estriado esquelético é formado por fibras musculares estriadas. Essas fibras musculares estriadas são células de formato fusiforme, possuem vários núcleos, ou seja, são polinucleadas e possuem estriações transversais. O músculo estriado esquelético forma o aparelho locomotor que é composto pelos ossos, articulações e este tipo de músculo. Possui contração lenta, e contração rápida quando necessário. Este tipo de músculo possui baixa e alta potência de contração. É um músculo voluntário e involuntário.
O músculo cardíaco, conhecido também como músculo estriado cardíaco e miocárdio, é formado por fibras musculares estriadas. Essas fibras musculares estriadas são células de formato fusiforme, possuem vários núcleos, ou seja, são polinucleadas e possuem estriações transversais. Este músculo constitui as paredes das câmaras cardíacas, paredes dos átrios e ventrículos, bem como junto as vasos sanguíneos da base do coração. A contração pode ser lenta quando está em bradicardia, rápida quando está em taquicardia e a contração normal do coração é conhecida como normocardia. Possui alta potência de contração e é um músculo involuntário.
2) Explicar os componentes do músculo estriado esquelético
Há aproximadamente 600 músculos no