Miologia do corpo
Musculo liso: aglomerados de celulas fusiformes que NÃO possuem estrias transversais. O processo de conttração é lento e involuntario. Presentes neste grupo estão vasos sanguineos, intestinos, estômago, outros.
Musculo estriado cardiaco: Encontrado apenas no coração, as contrações são rápidas e involuntárias.
Musculo estriado esqueletico: constituido de feixes de celulas cilindricas, longas. Com vários núcleos que apresentam estrias transversais. Musculo voluntario de contração rápida.
Classificação dos Músculos:
Quanto a Situação:
a) Superficiais ou Cutâneos: Estão logo abaixo da pele e apresentam no mínimo uma de suas inserções na camada profunda da derme. Tem uma ponta ligada a pele e outra ao osso. Estão localizados na cabeça (crânio e face), pescoço e na mão (região hipotenar).
Exemplo: Platisma.
b) Profundos ou Subaponeuróticos: São músculos que não apresentam inserções na camada profunda da derme, e na maioria das vezes, se inserem em ossos. Tem tanto origem quanto fixação nos ossos. Estão localizados abaixo da fáscia superficial.
Exemplo: Pronador quadrado.
Quanto à Forma:
a) Longos: São encontrados especialmente nos membros. Os mais superficiais são os mais longos, podendo passar duas ou mais articulações.
Exemplo: Bíceps braquial.
b) Curtos: Encontram-se nas articulações cujos movimentos tem pouca amplitude, o que não exclui força nem especialização.
Exemplo: Músculos da mão.
c) Largos: Caracterizam-se por serem laminares. São encontrados nas paredes das grandes cavidades (tórax e abdome).
Exemplo: Diafragma.
Quanto à Função:
a) Agonistas: São os músculos principais que ativam um movimento específico do