Como o Estado absolutista controlava as atividades econômicas?
Escola Estadual João de Abreu
Aluno: Wanderson Kenedy Soares de Oliveira
Professor: Ivanaldo Alves
Ano: 3° Turma: “A” Turno: Matutino.
01- Como o Estado absolutista controlava as atividades econômicas? O Estado absolutista controlava as atividades econômicas, concedendo monopólios, fixando preços e tarifas, administrando a moeda e os metais preciosos. O acúmulo desses bens era a expressão da riqueza do país. Era dever de o estado garantir a segurança e a justiça da propriedade privada. O estado era formado apenas por nobres, sendo assim os burgueses pagavam impostos e por mais ricos que fossem não tinham poder político.
02- Em que se fundamentava o Estado liberal? O Estado liberal se fundamentava a ideia de soberania popular. O Estado Liberal apresentava-se como representante de toda sociedade, tendo papel de “guardião da ordem”: não lhe caberia intervir nas relações entre indivíduos, mas manter a segurança para que todos pudessem desenvolver livremente suas atividades.
03- Faça as distinções entre o Estado Fascista e o Soviético? Estado fascista foi organizado nas décadas de 1920 e 1930, primeiramente na Itália e na Alemanha (com o nazismo) e posteriormente em vários países europeus. A participação política foi o que basicamente distinguiu os dois regimes. No estado fascista, a participação política significava plena adesão ao regime e a seu líder máximo, ou seja, ninguém podia fazer qualquer crítica ou oposição ao governo. Já o Estado soviético decorreu da primeira experiência socialista, iniciada em 1917, na Rússia. Onde se procurava fazer frente ás condições precárias de vida das classes trabalhadoras.
04- Qual a finalidade do Estado de bem-estar social? A finalidade era a intervenção estatal nas atividades econômicas, regulando-as, subsidiando-as, executando grandes investimentos e obras, redistribuindo rendimento, visando sempre, pelo menos teoricamente, ao bem-estar da maioria da população. A