Administração da Produção
INTRODUÇÃO
Nas páginas a seguir será feita uma demonstração sobre os fatores de produção, conceito de administração, processos administrativos bem com os setores funcionais das empresas.
Serão abordados também, a classificação das indústrias, que é dividida em duas categorias: Indústrias de produção contínua e Indústrias de produção descontínua; Fordismo e Taylorismo; os custos industriais e suas denominações, e as áreas de produção, um dos setores de maior importância na empresa, seus fatores e suas áreas principais: planejamento da produção, controle da produção, controle de qualidade, movimentação de materiais e peças, layout, controle de estoques, estudo do trabalho e manutenção.
1. FATORES DE PRODUÇÃO
Atualmente, do ponto de vista econômico, são dois os fatores de produção:
Trabalho;
Capital.
A palavra produção significa fazer aparecer, colocar à venda mercadorias ou serviços.
“Produção é o fenômeno econômico que cria ou gera mercadorias ou serviços para troca ou permuta.”
A produção só pode ser de: mercadorias ou serviços de consumo. Essas duas têm preço de mercado.
Nesse caso, usa-se uma única palavra para definir as duas coisas. Trata-se de um termo em inglês commodity, com o significado de mercadoria, produto, artigo, bem econômico, e, por extensões, os serviços.
Mercadorias são alimentos em geral, remédios, roupas, máquinas, ferramentas, etc.
Serviços de consumo são transportes, serviços médicos ou hospitalares, serviços de diversões públicas, serviços de lavanderias, etc.
O significado dos dois fatores de produção:
Trabalho, todo esforço do homem à produção. Quando falamos em trabalho, no terreno econômico, queremos dizer o trabalho humano, da População Economicamente Ativa (PEA), e não do trabalho mecânico e nem o trabalho animal.
Os recursos da natureza e da terra são classificados como primeiro fator da produção.
As máquinas industriais e os animais, colocados a serviço do homem, são