Minério de Ferro
MINÉRIO DE FERRO
Belo Horizonte, 14 de Maio de 2014
MINÉRIO DE FERRO
Constituintes mineralógicos
A forma estável do ferro oxidado é , mas pode-se encontra-lo na forma instável ·. O oligisto, α , mineral cinza metálico, apresenta-se sob a forma de plaquetas ou lâminas. A sua forma impura, associado com impurezas, forma a hematita(tipo de minério de ferro). Encontramos também os espinélios, como a cromita (), o espinélio () e a magnetita () que é um espínélio ferrífero. Encontra-se também as ilmenitas, compreendendo uma família de minerais contendo , FeO e em proporções variáveis. Há também a goethita(αFeO.OH) e a lepidocrocita(γ) e esses dois minerais associados formam a limonita que tem seu grau de hidratação desde 0,5 até 4, e sempre contém e , em quantidades variáveis.
Os sais de ferro, (com ) mais encontrados são os sulfetos, do grupo das piritas, os carbonatos, os silicatos do grupo das olivinas, os silico-aluminatos, hidratados ou anidros, sendo os mais frequentes a glauconita e os cloritos.
Componentes não ferríferos dos minérios de ferro
Exercem influência não apensa devido à sua composição química, com seus efeitos sobre a constituição da escória, como também pelas propriedades físicas. Destacamos:
O quartzo,
A apatita, (F, Cl), fosfato de cálcio,
Os carbonatos, como calcita () e dolomita, () ().
Os aluminatos ou silico-aluminatos de composição variada, notadamente os componentes das argilas.
Origem dos Jazimentos Ferríferos
Os Jazimentos ferríferos podem se originar de várias formas, uma das maneiras seria a intrusão do magma. As lentes de minério são formadas principalmente pela magnetita acompanhada às vezes de quantidades variáveis de hematita.
A segunda seria de origem hidrotermal. A grandes profundidades e sob pressões elevadas, as águas dissolvem o