Minério De Ferro
2.1.Minério de ferro
Os principais tipos de minérios conhecidos são: magnetita; hematita, limonita e siderita.
Entre todos estes tipos de minério, a hematita, que constitui a maioria dos minerais brasileiros, é o mais importante em função da sua relativa abundância e alto teor de ferro. No Brasil a hematita ocorre em grandes massas compactas ou friáveis de elevado teor de ferro, ou como rocha metamórfica laminada em camadas alternadas com quartzo denominado itabirito, podendo atingir até 69% de ferro.
O Minério de Ferro é uma rocha a partir da qual pode ser obtido o Ferro, que é a matéria-prima essencial para a produção de aço.
O Ferro é um dos elementos mais abundantes do universo, podendo ser encontrado desde o centro da terra, onde é achado junto com o Níquel, até mesmo em meteoritos provenientes do espaço.
Por ser um metal maleável, que pode mudar de estado e ser facilmente manuseado, permitindo ser trabalhado de diversas formas, o Ferro provocou intensas mudanças na história da humanidade. Ele foi tão importante que um período da história ficou conhecido como a Idade do Ferro, onde o mesmo passou a ser usado no lugar do Bronze na construção de utensílios, ferramentas e armas.
Hoje o Minério de Ferro está presente no dia-a-dia das pessoas de tal forma que é quase impossível desassociá-lo das nossas vidas. Ele é a matéria-prima do aço, que é usado na produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte, linhas de transmissão de energia elétrica, como elemento estrutural para a construção de edifícios e casas, além de possuir uma infinidade de outras aplicações.
As reservas de minério de ferro alcançam cerca de 370 bilhões de toneladas, que estão concentradas em poucos países, sendo que cinco deles detêm 77% do potencial de extração do produto.
2.2.Carvão (tipos)
Existem quatro tipos principais de carvão:
2.2.1Carvão mineral ou natural:
Esse carvão é produto da fossilização ao longo de milhares ou milhões de anos da